quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Lil Wayne, um gênio contemporâneo do Rap !?


Lil Wayne é um rapper polêmico, muitos o veem como um dos melhores rappers que já existiram, se não o melhor, enquanto outros veem ele de uma forma totalmente contrária. Os que desmerecem seu legado e afirmam que ele é um rapper fraco, muito provavelmente pouco entendem de rap, geralmente essa galerinha que fala mal dele são grandes fãs de rappers de destaque dos anos 90 como: 2PacBiggieEazy-E, etc, mas temos novidades para esses, gostar desses artistas não o fazem entender de hip hop mais do que ninguém, muito pelo contrário, se você gosta somente desse tipo de artista, provavelmente pouco entende de rap, tendo em vista todo o tamanho e diversidade da cultura.


Os argumentos desses são sempre os mesmos "ele só rima sobre dinheiro, sexo e drogas, ele é um lixo", mas isso não pode defini-lo como bom ou ruim, a definição de um rapper bom ou ruim vai muito além da pauta de suas rimas. Quem te disse que um rapper para ser bom deve rimar só sobre o gueto e fazer protesto social te enganou, quem disse que esse é o intuito do rap te enganou também.

Nas raízes mais profundas do rap, jamaicanos subiam em caixas de som e rimavam sobre repressão policial, politica e toda essa parada, mas eles também rimavam sobre tráfico, drogas e sexo. Dj Kool Herc, um músico jamaicano que trouxe o rap para os U.S.A no meio dos anos 70, o executava para agitar festas, e quando se tinha Public Enemy protestando, também tínhamosLL Cool J tirando onda, então porque diabos alguém inventou esse critério ? O rap pode ser "compromisso" para o finado Sabotage e ser mais do que rimar sobre dinheiro para o Eduardo do do grupo Facção Central, mas eles não inventaram ou podem falar pelo rap inteiro, o rap é mais do que isso.

Ainda não entrando no mérito da qualidade das rimas do Lil Wayne ou o que ele fez para o rap, algo me indaga muito sobre o ódio sem sentido desses fãs de rap que dizem que Weezy desvirtua o hip hop e vai contra a cultura. Se todo mundo quer ter jóias, andar de carrão, ter milhões na contas, inibir seus inimigos com armas e ter relações sexuais com super modelos, qual é o problema dele falar disso ? Talvez ele desperte inveja e raiva em quem não pode se dar a um luxo desses.

Uma das coisas mais interessantes que vejo nos rappers é o modo como eles me apresentam seu universo e me deixam dentro dele apenas com palavras, não busco identificação pessoal em líricas de rap. A qualidade de um rapper deve ser medida pela qualidade de suas rimas e habilidade de desenrolar um assunto, vendendo seu peixe e nos encantando com isso – mesmo que ele seja sujo como o gueto de Nova Orleans – e nisso Lil Wayne é craque, não é atoa que ele foi comparado ao Shakespeare por um professor da Universidade de Virginia.



Em 2003, na faixa Da Drought de sua mixtape clássica mixtape Da Drought, Lil Wayne assumiu um novo pseudônimo, Weezy F Baby, mas de onde vem esse "F" ? Esse é o ponto, ele pode vir de vários lugares, esse F pode ser de fortuna, f*da, esse f pode ser pra >f<errar você, muitas palavras da língua inglesa derivam dessa consoante e esse F está em constante mudança e ajudaram o rapper a criar diversas punchlines ferradas, tipo:



"Eu sou Weezy F e é o F é para flamejar / Como esses rappers chef's do jogo"

"Sem teto, deixo uma chuva de balas em você / Weezy F, e o F é para fo**r, o que você vai fazer ?"

"Abro sua boca e ela pega minhas bolas como Braylon / Jovem Weezy F, e o F não é para falhar"

"Baixinha quer meu p** duro como Showtime at the Apollo / Weezy F, e o F é para siga-me (>f<ollow me), siga-me até meu apartamento."

"Weezy F. Baby e o F é para f**der essas put** / Garota pego você andando em volta do closet da minha mansão sobre as cuecas"

"Milicia da Young Money, e eu sou o comissário / Você não quer começar com Weezy, porque o F é para finalizar"

"Eu estou tentando manter o espírito quando o fantasma desaparecer / Weezy F. Baby e o F não é para medo (fear)"


O que falar então do modo que ele revolucionou a forma como as punchlines são feitas ? Normalmente uma punchline no hip-hop era executada em duas frases, em outras palavras, uma rima, ou então precisava de palavras como "tipo"ou "como" para serem complementadas e entendidas, mas Lil Wayne ousou e elevou o modo como as coisas são feitas. Em uma única frase sem precisar rimar, ele solta seu veneno, mas de um jeito muito louco, a sua fórmula é: frase + virgula + soco. 

"A vida é uma vadia louca, Grace Jones" - Grace Jones é uma modelo muito louca e extravagante.

"Armas fazem garotos viraram buce***, mudança de sexo" - buce** é uma gíria para cus** lá na gringa.
Ou então, ele fazia isso de uma forma para embaralhar sua mente, negando algo que você poderia estar pensando antes de terminar a frase. A formula é: uma frase + virgula + soco confuso, tipo:

"Dono do jogo, não basquete"

"Ando brilhando, não sol"

"Dentes com grillz animais, não tubarão"


Veja bem, na língua inglesa isso parece menos forçado e soa bem melhor.


Lil Wayne também inventou uma linguagem própria para certas ações e para reverenciar a si mesmo, isso criou uma grande tendência no rap. Veja abaixo alguns exemplos:

"No jogo como um Blood filho da pu##, me chame de alerta vermelho" - Blood é uma gangue que Lil Wayne é afiliado, eles usam vermelho para se identificar.

"Eu bato na batida, chame isso de auto-defesa"

"Como ela, até a buce## dela chorar, chame isso de 'come e bebe'"

Buce## molhada na minha cabine, mais do que um concurso de vad### / Eu tenho uma casa cheia delas nego, me chame de Bob Saget" - Bob Saget é o protagonista de uma série chamada Full House (casa cheia).


E também lançou um novo estilo de rimar, ele separa as silabas no meio de uma palavra e dá duplo sentido para suas rimas.


"You little fucks are so iron-i-cal" - "Vocês irritantes, são tão irônicos" ou "Vocês irritantes, são tão ' eu pego minha arma".

"Have won and then I re-win" - "Ganhei e então eu re-venci" ou "ganhei e voltei"


Enfim, isso só são algumas evidências claras do que ele criou e trouxe para o rap e que fez muitos rappers o copiarem. Muito além disso, a lírica de Weezy renovou o modo como o rap é rimado, assim como a lírica que Nas trouxe em 1994 com seu clássico Illmatic, ele elevou a complexidade do rap para outro nível e com seu vasto sucesso pressionou e influenciou rappers a irem para esse lado.


Você deve estar perguntando, mas o que ele fez? Simples, em cada um dos seus raps Lil Wayne solta uma vasta qualidade de linhas complexas, temos metáforas excelentes, muitos jogos de palavras referências com nome de celebridades, etc, e um monte de outras técnicas que fortalecem e enriquecem sua lírica. É praticamente impossível você entender um rap por completo de Lil Wayne, sem ter de ir ao Rap Genius para decifra-la, pegue qualquer letra de Lil Wayne que não seja "Lollipop" e veja por lá linha por linha, certamente você ficará perdido e demorará algum tempo para digerir tudo em sua mente, ou então simplesmente jogue noYoutube "Lil Wayne legendado"e veja a grande explicação dos asteriscos de uma das suas letras na descrição do tal vídeo legendado que você buscou. Eminem, um outro gênio lírico, já chegou afirmar que precisa ouvir uma música do Lil Wayne 8 ou 9 vezes para entendê-la por completo.

DrakeA$AP RockyKendrick LamarKanye West, e uma vasta lista de rappers que vai até o extravagante Young Thug não só dão uma clara evidência de que foram influenciados pelos raps do Lil Wayne, como já falaram isso publicamente. Corta essa de que Lil Wayne é ruim, Lil Wayne não é ruim, seu legado de 2004-2011 foi brilhante e o coloca como um dos grandes deuses da cultura.

Para encerrar nossa matéria sobre um dos maiores rappers que já pisaram na terra, confira abaixo algumas de suas linhas mais geniais e complexas e apenas admire a genialidade dessegênio contemporâneo.

"Real G's move in silence like lasagna" - 6 Foot 7

"Gangsters reais se movem em silêncio como lasanha". Agora, porque diabos um gangsta iria se mover em silêncio como uma lasanha ? Simples, "G" é uma gíria para gangsta e a letra "g" de "lasagna" é uma letra muda, ligue os pontos.

----

"I told ya, I get paid by the letter like A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y / ZZ Top, yes we rock" - Ransom

"Eu te disse, sou pago por cada letra como: A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y / ZZ Top, Sim, bombamos". Anteriormente, Lil Wayne tinha dito nessa música o seguinte: "Eu sou pago por tudo, por cada letra, A-B-C, etc", mas cadê a genialidade disso ? Ele soletrou o alfabeto, até o "z" e dobrou o z e disse top, sabe porque ? porque zz top é uma banda de rock, e em seguida ele disse "yes we rock" = "sim, nós bombamos", então entenda o jogo genial de palavras e a brincadeira genial com o nome da banda.

----

And don't call me "Sir", call me "Survivor" - Nightmares of the Bottom

"E não me chame de senhor, me chame de sobrevivente" - Sur em inglês soa sonoramente como sir, então ele é um "senhorbrevivente".

----

"I think you stand under me if you don't understand me" - 6 Foot 7


"Eu acho que você está abaixo de mim, se você não me entende".  As palavras "understand me" podem soar sonoramente como "you under stand me", então essa frase tem duplo entendimento, mas ambos fazem muito sentido, esse outro sentido é: "Eu acho que você está abaixo de mim, se você não está sob mim".

---

"And I-M-A-G and but you dont have to know the alphabet to C" - The Sky Is The Limit

"E e-u-s-o-u-u-m-g(angster) e você não precisa saber o alfabeto para c". Veja vem, ele soletrou com várias letras do alfabeto que é um gangsta, então porque você não precisa saber o alfabeto para "c" ? Simples, porque "c" em inglês tem uma sonoridade similar a "see" que significa ver. Ele tirou onda ai, soletrando Lil Wayne disse que é um gangsta e você não precisa saber o alfabeto para c (ver).

Fonte: Rap 24 Horas





Clique aqui e confira os Bonés da Young Money disponíveis em bloomshop.com.br

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Eu até gosto das músicas do Lil Wayne, mas acho que ele está longe de ser um dos melhores. Não pelas suas letras ou pq eu curto 50 Cent - G Unit e o som OldSchool das décadas de 80 e 90...

    Essa é simplesmente minha opinião, quando escuto alguém falando que o Lil Wayne é o melhor, minha única reação é dar RISADA.

    Ah, só um adendo, posso não entender muito sobre RAP, mas sei mais do que a pessoa que escreveu essa matéria desferindo a seguinte frase "O rap pode ser "compromisso" para o finado Sabotage E SER MAIS DO QUE RIMAR SOBRE DINHEIRO PARA O EDUARDO DO GRUPO FACÇÃO CENTRAL".

    O Eduardo saiu do FC em 18/03/2013, isso é uma informação básica que vc teria que saber para falar sobre alguém, principalmente se estiver questionando o conhecimento das pessoas no assunto.

    São fãs assim que fazem o Lil Wayne ficar cada vez mais longe de ser um Rapper Monstro!!

    FORAM OS MELHORES NO SEU MOMENTO:

    50 Cent
    2 Pac
    Snoop Dogg
    Notorious Big
    NWA

    ResponderExcluir