Uganda tem sido chamado de um dos piores lugares do mundo para ser uma criança. No Sul, as crianças enfrentam a ameaça da pobreza e da doença. No Norte, estas ameaças estão inflamadas por uma guerra brutal, entre a Lord's Resistance Army (LRA), um movimento de resistência, envolvido na rebelião armada contra o governo de Uganda. Conflito que dividiu famílias, levou ao sequestro e mutilação de dezenas de milhares de crianças, resultando na deterioração da identidade cultural do país africano.
Bouncing Cats é uma inspiradora história da tentativa do homem em criar uma vida melhor para os filhos de Uganda, usando o hip hop como ferramenta social através do b-boy e o breakdance. Em 2006, Abraham "Abramz" Tekya, um ugandense com AIDS b-boy e órfão criou o Breakdance Project Uganda (B.P.U.). Seu sonho era criar uma oficina gratuita para capacitar, curar e reabilitar a comunidade, ensinando aos jovens sobre a cultura b-boy. Baseado em Kampala, capital de Uganda, o projeto B.P.U. foi recentemente ampliado para incluir aulas permanentes em Gulu, norte de Uganda. Abramz dá aulas três vezes por semana, a mais de 300 crianças de todas as partes do país. Muitas das crianças estão desabrigadas, vítimas da guerra e da pobreza.
Crazy Legs, um dos membros fundadores da Rock Steady Crew visitou Uganda, depois de receber um convite de Abramz para dar aulas de b-boy. O que ele descobriu em sua chegada era ao mesmo tempo comovente e inspirador. Viajando por todo Uganda, das favelas do Sul para o Norte devastadas pela guerra, Crazy Legs encontrou uma paixão pelo hip hop e seu desejo de aprender entre as condições mais precárias.
Bouncing Cats segue Abramz, Crazy Legs, e o projeto B.P.U. em uma viagem para conhecer a cultura hip hop em uma mudança social positiva. O filme apresenta narração do rapper Common e entrevistas com Mos Def, Will-I-Am, e K'Naan.
BOUNCING CATS film trailer from nabil elderkin on Vimeo.
Fonte: Coletivo Hip Hop
Nenhum comentário:
Postar um comentário