segunda-feira, 21 de junho de 2010

Albuns de Drake e Eminem exploram os extremos do hip-hop


De um lado, um rapper e ator canadense em ascensão que se tornou o queridinho do hip-hop devido à força de seus mixtapes distribuídos online. Do outro, um gigante que foi o cantor mais vendido da década passada antes de perder o rumo, se afastar e retomar a carreira no ano passado.

Os dois ocupam os extremos opostos do pêndulo do hip-hop, mas os rappers Drake e Eminem poderiam aprender muito um com o outro em seus novos álbuns. Thank Me Later, a estreia oficial de Drake, lançado esta semana, oferece um retrato atraente de sua rápida ascensão e dos problemas que isso causou ao cantor.

Ainda que mal tenha provado da fama, Drake já escreve sobre ela e suas recompensas com mais que um
traço de suspeita.

O que ele não pode ter sabido é que Recovery, de Eminem, que sai na terça-feira, serve como o extremo oposto e como mensagem cautelar para seu álbum. Eminem já esteve no topo e sabe que a vida lá em cima é solitária, e a queda ao fundo do poço é longa - um tema que propicia a Recovery alguns de seus poucos momentos mordazes (e explora o título de escancarada autoajuda escolhido para o trabalho).

Drake, ou Aubrey Drake Graham, 23, não pede desculpas pelo sucesso instantâneo, mas acreditar nele foi difícil. "Conheço gente demais aqui agora/ Que no ano passado eu nem sabia quem fosse", ele disse em Over. Na faixa de abertura, Fireworks, com a colaboração de Alicia Keys para o refrão, ele é ainda mais franco ao tratar dos críticos: "Olhando aqui de cima/ A paisagem parece lotada lá embaixo/ Meus 15 minutos de fama começaram uma hora atrás".

Confissões como essa fazem de Thank Me Later um disco envolvente, pessoal e universal ao mesmo tempo.

Com So Far Gone, um EP lançado no ano passado e origem do single Best I Ever Had, Drake gerou uma onda de entusiasmo exagerado que poderia facilmente ter eclipsado seu trabalho de estreia. Mas, confrontando as expectativas, ele consegue manter o rumo e provar que os exageros tinham base, em Thank Me Later.

Conta com a ajuda de alguns dos grandes nomes do hip-hop: seu mentor Lil Wayne, Jay-Z., T. I., The-Dream e Young Jeezy, todos os quais fazem participação especiais sem roubar a cena. Também aprendeu com Kanye West, cujo 808s & Heartbreak define boa parte do ritmo glacial e dos arranjos sintetizados e gélidos do disco (The Resistance, Karaoke).

Se sua vida parece boa demais para ser verdade, Drake é o primeiro a admitir. "Sei que as pessoas matariam para viver assim/ Mal posso esperar pelas lembranças do agora", ele canta em Unforgettable.

Ainda assim, ele sabe ter muito a aprender e Jay-Z serve como o sábio vidente em Light Up, alertando sobre os percalços de seu novo estilo de vida: "Drake, olha só como vão te pegar/ Com briguinhas bestas de rap tentando te distrair".

Enquanto Drake se mostra paranoico com relação ao sucesso, Eminem viveu o dele a ponto de se sentir como um animal enjaulado. Em Going Through Changes, o cantor revela muito ao relatar como chegou ao fundo do poço. Trancado em casa, consumindo pílulas de metadona sem parar e odiando o homem que via no espelho, ele compreendeu que seus fãs estavam rindo daquilo que se havia tornado. É um retrato brutalmente pungente, vindo de um cantor mais conhecido pelo seu valor de choque.

Eminem estabelece uma presença feroz em Recovery, alternando vulnerabilidade e instinto de defesa. Em Cold Wind Blows, cospe suas rimas como se não suportasse o sabor que elas lhe deixam na boca. Mas algumas canções adiante, no single inicial Not Afraid, o clima parece ser de redenção: "Caminharemos juntos por essa estrada/ através da tempestade/Não importa o clima", ele canta suavemente no refrão.

Mas nos bons momentos do álbum, ele é irretocável. Talkin' 2 Myself é uma fascinante confissão de que para ele foi difícil ficar distante dos olhos do público. "Quase enlouquecendo/ Quase fiz uma canção xingando Lil Wayne/ Como se tivesse ciúme dele pela atenção que estava recebendo", ele confessa, admitindo que a popularidade de West também o incomodou. (Obviamente Lil Wayne não era assim tão incômodo para ele, porque o convidou para cantar em No Love, sobre um sample de What Is Love, de Haddaway.)

Quando Eminem defende seu legado, em You're Never Over, fica claro que ele pode voltar a ser relevante. Mas enquanto isso ele talvez devesse deixar os holofotes para Drake - presumindo que este deseje a atenção.

Download Video: Eminem - Not Afraid



Tracklist:

01. Strangulation
02. Picked up in an Ambulance
03. Piss me off
04. Head in
05. Aggressive Nature
06. Chronic Leaves
07. Dumb
08. No more Threats
09. 1997 Rap Battle Styles
10. Bored lately
11. Hot as the Equator
12. She dont want none of me
13. Mind State
14. It doesnt really matter

Baixar Mixtape De: Eminem - The Shady Situation


Fonte: HHGlobalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário