terça-feira, 25 de outubro de 2011

All Blacks da Nova Zelandia conquistam título Mundial de Rugby depois de 24 anos



Depois de 24 anos de jejum, os All Blacks reencontraram a França na final da Copa do Mundo de Rugby e, em um jogo disputadíssimo na Nova Zelândia, conquistaram o segundo título mundial de sua história, batendo os Le Bleus por 8 a 7, neste domingo.

A última vez que a Nova Zelândia havia conquistado a Copa do Mundo de Rugby foi justamente na primeira edição da competição, em 1987, por coincidência também sobre a França e no mesmo palco onde foi disputada a decisão de 2011, no Eden Park. Depois disso, o máximo que os All Blacks conseguiram foi um vice-campeonato, em 1995.


Com uma campanha impecável, a Nova Zelândia teve uma participação memorável neste Mundial, vencendo todos os jogos da primeira fase - incluindo uma partida contra a França na quarta rodada, com uma vantagem bem maior do que a que conseguiu neste domingo: 37 a 17.

Disputando a competição em casa e sempre com muito apoio dos torcedores apaixonados por rugby, os All Blacks venceram a Austrália na semifinal, vingando o título do Tri Nations perdido justamente para os Wallabies neste ano, e chegaram à decisão como favoritos.

Na reedição da final de 24 anos atrás, novamente a Nova Zelândia levou a melhor, em uma partida difícil e bastante sofrida, especialmente nos minutos finais. Os All Blacks abriram 8 a 0 no primeiro tempo de jogo, com um try e um penal convertido por Stephen Donald, mas na segunda etapa a França pressionou muito e chegou a encostar no placar - com um try e um chute convertido por Thierry Duseutoir, que depois foi escolhido o melhor jogador em campo na decisão.

No entanto, o time da casa conseguiu segurar os Le Bleus até o fim e assegurou a conquista do Mundial, igualando-se a Austrália e África do Sul com dois títulos mundiais. Já a França ratifica sua fama de falhar na hora mais decisiva, já que esta foi a terceira final de Copa do Mundo que o país chegou e saiu sem a taça, tornando-se o maior vice - a Inglaterra já perdeu duas, mas ao menos levou a edição de 2003. Além das quedas para os All Blacks, os europeus também perderam para a Austrália a final de 1999.

A famosa Haka executa antes das partida pelos All Blacks no jogo da final


melhores momentos


Fonte: ESPN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário