segunda-feira, 26 de março de 2012
Young Guru revela diversas curiosidades de Jay-Z
Há um bom tempo trabalhando ao lado de Jay-Z, Young Guru é o engenheiro de som do rapper, cada lançamento de Jigga passa pelas mãos de Guru, que trabalha sempre com a masterização de discos e tudo mais, essa aliança entre os dois vem desde o disco The Dynasty.
Young Guru falou com a Complex, e revelou algumas curiosidades sobre o trabalho com Jay-Z. Guru revelou interessantes curiosidades sobre o rapper do Brooklyn, e você pode ler a entrevista traduzida aqui.
Jay-Z assiste todo “rapper de YouTube”
Young Guru: “Jay-Z provavelmente assiste todo SMACK DVD, todas batalhas Grind Time, freestyle e todas as batalhas que já estiveram no You Tube. Se você em alguma situação batalha e tem algum tipo de promoção nisso, ele provavelmente já viu. Ele me chama tipo “Por favor venha assistir isso.” Jay assiste todos eles. Quero dizer todos. Toda batalha que está lá.
Jay assiste esses caras fazendo freestyle no You Tube. Tipo, se você é um MC de Philly, você pode não estar em uma batalha, mas você começa a fazer rap e postar no You Tube, Jay os observa religiosamente. É simplesmente a coisa mais estranha do mundo, mas ele realmente ama fazer isso, ao ponto de eu ficar tipo ‘Aí, desliga isso!’”
Jay-Z e Beyoncé tem de deixar restaurantes separadamente
“Jay não deseja ser o centro das atenções. Ele não quer viver nessa bobagem de ter de sair separadamente de restaurantes por que os paparazzi ganham mais grana se tirarem fotos dos dois juntos. Isso é chato. Ele só quer ir comer, mas ele tem ir e pensar nessa parada estúpida agora. Eles não podem sair de restaurantes juntos. O quão estúpido é isso? mas é a realidade”.
Jay-Z é bom em basquetebol
“Quanto estávamos gravando o The Blueprint 3, Kanye falou: ‘eu comprei uma casa no Hawaii, cheguem aí, eu vou cozinhar para a gente e vamos jogar bola antes de irmos para o estúdio’. Nós fomos lá, comemos o pequeno almoço, Kanye nos mostrou a casa, e então saimos para jogar bola.
Não foi totalmente uma parada de parar ou alugar um ginásio. Nós só estávamos andando por aí e achamos uma quadra em uma escola, e jogamos bola. As crianças olhavam para fora e ficavam tipo, ‘Caramba! São o Kanye West e Jay-Z jogando basquete em nossa quadra.’ Fomos todos lá jogar e tivemos um bom exercício.
Jay definitivamente é bom no basquete. Ele tem uma ótima impulsão. Ele conhece o jogo. É esperto quando o assunto é o jogo. Para Kanye e o pessoal foi mais exercício, eles não são jogadores.
Eu vim de jogar bola, eu jogava na faculdade e na escola. Para mim, eu estou meio fora de forma, mas não posso deixar Kanye e Don-C ganharem de mim. Tenho que usar o que sei para ganhar o jogo, mas era uma parada sobre ficarmos juntos uma parada de irmãos”.
Young Guru cuida das músicas de Jay-Z
Esta é parte do meu trabalho que se estende da engenharia de som normal, por que desde que Jay se sente confortável comigo, isso se torna mais que gravar e mixar álbuns. Se torna ‘supervisionar minha música’. Isso significa que, tenho tudo.
Jay não quer nenhuma música em outro HD a não ser o meu. Se vazar, é sobre mim a parada. Para Jay me ter como sua base central é mais seguro do que espalhar música pela cidade. Mesmo se eu não as mixo, eu tenho todos os mixes. Se o Timbaland ou o Pharrell mixam isso, eu tenho tudo. Eu apresento todos os mixes na masterização. Eu sento e domino coisas como equalizar e o ‘espaçamento’ entre as gravações e todas essas coisas. E aí nós botamos isso no disco.
Se a CBS bota ‘Heart of the City’ no inicio de alguma série policial eles vem a mim tipo, ‘Posso obter o instrumental para TV?’ por que ele sabem que eu fico com tudo. Se a Rocawear precisa de alguma voz ou track, ligue para Guru. São coisas do tipo.
Isso tudo cai em minha responsabilidade. É além do normal. Tornou-se obrigação para mim cuidar dos sons do Jay-Z.”
Os adlibs de Jay-Z são de verdade
“Se você ouvir Jay-Z dizer, ‘Guru, fale para essa garota abrir o Ace’ ou ‘apague as luzes’ em uma música, ele realmente está falando para alguém no estúdio isso. Tipo em ‘Guess Who Back’ do Scarface ele fala tipo ‘Gu, abaixe meus fones de ouvido, meus fones estão distorcidos’, isso é real.”
Jay-Z só faz uma tomada de gravação por que ele memoriza suas rimas
“Jay memoriza seus raps antes de entrar na cabine de gravação. Muitos MCs escrevem seus raps na cabine de gravação. Jay-Z não as escreve e fica mandando elas umas 50,000 vezes e ainda pensa antes de entrar na cabine.
Quando ele pisa na cabine ele já pensou tanto nessas rimas que ele já as memorizou e ele é tão particular quanto ao flow e métrica que não é difícil fazer a parada em apenas uma tomada.
Ele escreve e critica suas gravações mais do que qualquer MC que eu já vi e vai linha por linha: ‘É muito complicada ou não complicada o bastante? Estou muito fraco? Não estou mostrando técnicas suficientes?’
Isso salva muito tempo. É sobre memorizar raps. Digo para todos, você pode escrever músicas em casa, no carro ou em qualquer lugar. Você não deveria gastar 150 dólares por hora para escrever músicas. Estúdios são para gravar músicas.”
Jigga já ofereceu um contrato para Jaz-O
“Se você já percebeu, quando as pessoas falam sobre Jay eles nunca falam algo tipo, ‘ele fez algo para mim’. Eles sempre dizem que ele não fez nada por eles.
A parada com o Jaz-O é tipo ‘Eu trouxe você para isso aqui.’ Jay é tipo, ‘Sim, estou aqui e você também. Se você apenas fazer sua parte…’ mas não acontece assim, é tipo um, ‘você é meu filho, e você deveria…’ Mas Jay é tipo, ‘Nah, não é assim que acontece. Agora eu estou aqui e controlo tudo isso.’
Jay-Z tentou dar um contrato à Jaz. Mas ele estava somente iniciando a Roc-A-Fella. Ele deu um contrato de $300,000 e Jaz riu dele. Ele não poderia lidar com um contrato maior, então Jaz foi para uma gravadora maior. Não é culpa do Jay.
Jay ficou tipo, ‘nós oferecemos um contrato que nós poderíamos pagar. $300,000 era bastante naquela época e você não aceitou. Você está fudido. Não é minha culpa. O que quer que eu faça?’
Não importa o que eu faça não é suficiente. Jaz O veio a Jigga e disse, ‘você tem de estar no meu álbum.’ Ok, Jigga te deu um verso. Mas daí você decide gravar o vídeo em um dia que o Jigga tem algo planejado. Agora Jaz O está puto com Jay por que ele não apareceu nas gravações. E Jay-Z ficou tipo, ‘Não fiz nada para você, é sobre o que eu não estou fazendo.’”
Foi Young Guru que deu a ideia de fazer o The Blueprint 2 um disco duplo.
“Não seria da qualidade do The Blueprint se esse disco não fosse duplo e só viesse com 12 músicas, deveria ser um disco incrível. Eu tinha 25 faixas do Jay, então disse, ‘vamos fazer um álbum duplo’.
Jay falou, ‘Nah. Eu não preciso de um disco duplo.’ Então respondi, ‘Que nada cara, todos os grandes tem discos duplo, Tupac, Biggie, temos de botar você nesse time, você tem de fazer um.’
Foi uma campanha séria. Eu e a comunidade Hip Hop foram quem discutiram para Jigga fazer um disco duplo. Estávamos a observar a carreira de Jay, então gostaríamos de bota-lo no mesmo nível de Biggie e Pac. Os dois tem discos duplos, e foram perfeitos. Principalmente o de Biggie.
Quando você tem de fazer um disco duplo, e só tem 17 músicas, você tem de fazer ‘faixas de enchimento’. Então fizemos músicas como ‘As One’. Não devíamos ter feito aquilo.
Estávamos tão perto. Foi minha culpa. Hip Hop também tem uma parcela de culpa. Foi um erro, mas aprendemos com eles. Minha culpa. Existem ótimos sons lá mas tem muita coisa só para encher também.”
Jay-Z virou presidente de Def Jam ‘pela cultura’
“Eu perguntei para Jay-Z se ele realmente queria ser presidente da Def Jam. Eu conheço ele e sua personalidade, conhecia o trabalho e sabia que ele ia pegar. Você realmente quer essa dor de cabeça?
Existem muitos trabalhos que eu olho e falo, ‘Isso não é legal pra mim.’ Eu trabalho perto de paradas como ser um agente. Ligando para pessoas a agendando hotéis. Não quero fazer essa merda. Não é para mim. Não é minha parada ter reuniões todo dia.
Jay disse que realmente queria ser presidente por que isso significaria muito para a cultura. Foi uma boa olhada dele. Entendo o ponto dele de ‘ser um artista e virar presidente’. É uma parada grande.”
LA Reid forçou o lançamento de Kingdom Come
[Em 2006, no segundo trimestre do ano a Def Jam sofreu e muito com o download ilegal de vários álbuns que saíram pelo selo. A empresa estava em situação desesperadora, até por que não tinha mais estrelas como DMX na gravadora]
“Todo mundo ‘viaja’ sobre este álbum de Jay. Jigga estava em turnê mundial, tinha acabado de ir para a África para a sua parada Water for Life. Ele estava fazendo a parada dele e LA Reid estava olhando pra mim e dizendo, ‘Precisamos do disco de Jay-Z até o fim do ano’.
Falei tipo, ‘Não estamos preparados. Tenho algumas músicas, mas não está terminado e ele está na África.’ Eles disseram, ‘Se essa merda não sair, pessoas serão demitidas. Não posso pagar minhas contas. Esse disco tem de sair nessa hora.
Eu implorei, ‘Por favor, podemos adiar isso? Ele está na África!’ e eles, ‘Tudo bem, pegue um avião.’ Acabei encontrando Jay em Taipei, Taiwan, e nós não gravamos nada até chegarmos na Australia. Era tipo, você estava em uma turnê mundial lotando estádios de futebol com 60 a 100 mil pessoas.
Ele estava fazendo um show para 70 mil pessoas e eu vou pedir pra ele ir pro estúdio depois disso; a voz dele já era. Estamos em um lugar estranho e tentando entrar em uma vibe, é trabalho duplo. Você não tem só que memorizar e fazer um show de duas horas, agora estou pedindo para ser criativo também. E é por isso que você tem o Kingdom Come”.
Jay está ciente de seus álbuns inconsistentes
“Tem uma linha em Addicted To The Game que diz, ‘Mais ou menos como um Cubo de Rubik é/A cada álbum uma cor/Mas eu fodo a outra cor’, isso significa que ele lançaria um álbum incrível e o próximo seria legal. Fomos nesse padrão por um tempo.
Você tem o Hard Knock e então tem o Dynasty, que não é um Hard Knock, mas não é fraco. Então você tem um Blueprint que é impecável, e depois tem um Blueprint 2. Então ele volta com o Black Album e depois nós damos a vocês um Kingdom Come…Então, é isso. Foder com a outra cor [Risos]. É isso que essa linha significa.”
Kanye teve a ideia de fazer D.O.A
“Estávamos no estúdio e depois de uma conversa de duas horas sobre o que estava acontecendo no hip hop e o que precisávamos fazer.
Soulja Boy estava estourando com isso na época. Antes que me entenda mal, não estávamos falando dele, só usando de referência. Não estamos dizendo que ele é um bosta. Mas ficamos tipo, ‘Jay tem 40. Isso é o que tá acontecendo no hip hop agora. E não podemos fazer isso.’
Foi assim que D.O.A saiu. Por que Kanye estava fazendo seu discurso. Pessoas achavam que Jigga faria isso, mas foi Kanye a pessoa que deu a ideia a ele para fazer a parada, foi tipo, ‘Não Jay, você em 40 e poucos, você precisa ser anti toda esta merda que está rolando. Você precisa ser, ‘Não, foda-se o Auto Tune e tudo isso.’”
Jay-Z deixou o conceito do WTT inteiramente para Kanye
“No Watch The Throne, Jay fez o seguinte, ‘Aqui, aqui está todo o projeto para você fazer. Vou dar para trás e apenas interpor nas minhas linhas e aqui e ali.’ O conceito do álbum foi inteiramente dirigido por Kanye West. Essa foi a primeira vez que Jay fez isso, mas foi de propósito.
Jay esperou contar com as pessoas, tipo, ‘Aqui, eu estou te dando o início do projeto.’ Mas ele não fez nenhuma base para você, não correu e não teve reuniões por você. Você tem de fazer tudo por si mesmo.
Kanye foi a primeira pessoa que pegou e correu com isso sem Jay-Z. Ele adora isso, então podem compartilhar essa responsabilidade de ser quente.
Com Watch The Throne, Kanye botou seu pé nisso. Ele definitivamente trouxe um novo estilo e empurrou Jay-Z em termos de estilo aonde ele queria ir. Acho que ele também bateu um prego na cabeça por aceitar produtores ‘de fora’ que ele achou que eram quentes.
Entre isso e a apresentação visual – Kanye é super visual, então tendo duas fases de coisas subindo e descendo e as luzes da visão de Kanye. Quando eles anunciaram a turnê ele me disse, ‘Nah Guru, deixe eles fazer isso’.
Acho que sei por que Jigga deixou ele fazer isso – assim ele recuaria e teria tempo para fazer um bebê. [Risos.]”
Jay-Z já está trabalhando em seu novo disco
“Há pelo menos quatro faixas até agora e a maioria são ‘sobras’. Não quero dizer sobras como se tivessem sobrado do WTT. Era uma incrível batida que chegou e Jay disse, ‘Não, essa é pro meu álbum. Segura essa pra mim.’ Então tudo que foi feito até agora foi na época do Watch The Throne.
Agora estamos adicionando algumas paradas, mas não voltamos ao estúdio ainda. Teve toda essa parada de turnê no final do ano. O bebê chegou. E nós literalmente só voltamos ao estúdio para fazer a música para Blue Ivy, depois disso ele não voltou. Ele definitivamente está desfrutando o momento papai agora.”
Fonte: Rapevolusom
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário