terça-feira, 13 de novembro de 2012

Romario promove evento em comemoração ao dia mundial do Hip Hop


O Hip Hop não é apenas música. É um movimento de expressão cultural intensa, organizado e de inserção social. Com sua diversidade e com o seu tom crítico característico promove a cultura popular e confronta o preconceito da sociedade usando seus elementos: DJs, MCs, dançarinos, a moda de rua e os grafiteiros. Mas poucos conhecem a origem e o alcance que tomou esse movimento.

Nascido na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, entre uma pelada de futebol e outra, o deputado federal Romário (PSB-RJ) sempre manteve contato com o Hip Hop. Conhece, portanto, o alcance social e a importância dessa manifestação cultural.

Por tudo isso que o movimento representa, o ex-jogador decidiu promover o Dia Mundial do Hip Hop. Apesar de ser comemorado no dia 12 de novembro, a Câmara dos Deputados prestará sua homenagem no próximo dia 13 ao receber várias atividades relacionadas ao tema.

A partir das 14h, no plenário 2 do Anexo II, vários palestrantes farão exposições sobre o cotidiano do Hip Hop e sua relação com os meios de comunicação e com os movimentos sociais. Compositores como o rapper e poeta do Hip Hop, GOG, o MC Mano Oxi e outros dividirão o espaço com grafiteiros, DJs, e dançarinos.

“O Hip Hop é um movimento que, por meio da arte, economia e política, resgata a cidadania e a autoestima de milhões de jovens, pois, além de chegar onde o Estado não tem conseguido chegar, oferece alternativas de profissionalização através dos seus elementos”, declarou o socialista. “Parece irrelevante, mas nosso objetivo é exatamente quebrar o preconceito e chamar a atenção desta Casa para o Hip Hop, que é, com certeza, muito mais do que só um ritmo musical”, completou.

A mesa de abertura será composta pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola, pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), pelos deputados Maurício Rands (PT-CE), Jovair Arantes (PTB-GO), autores de projetos de lei sobre o Hip Hop, e Domingos Neto (PSB-CE), pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, além do anfitrião do evento, o deputado Romário.



Programação
14h – Plenário 2

1ª parte:
Palestrante: GOG
Tema: A história do Hip Hop e a importância social, cultural, política e econômica do movimento (20min)

2ª parte:
Os elementos do Hip Hop e o seu cotidiano.
- DJ Dona/DF (10min)
- MC Mano Oxi/RS (10min)
- Bboy Will Robson/DF (10min)
- Grafite – Rivas – DF Zulu (10min) …..

Moda de Rua
- Ninne Ribeiro/DF – MC e Designer de moda (10min)

3º parte:
Palestrante: MC Sharylaine, Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop
Tema: O Hip Hop e os movimentos sociais: um mix de sucesso. (10min)

Palestrante: Big Richard – Jornalista, Cientista Político e ex-MC
Tema: O Hip Hop, suas mensagens e os meios de comunicação. (10min)

17 h – Hall da taquigrafia
Apresentação de DJs, MCs, Bboys, Bgirls e Grafiteiros sob o comando do DJ Chokolaty


SERVIÇO:

O quê: Dia Mundial do Hip Hop

Quando: 13/11/2012

Onde: Plenário 2, anexo II, Câmara dos Deputados

Confirmações: (61) 3215 9654/59

patrícia.lemos@camara.leg.br/ flavia.leal@camara.leg.br
Afonso Morais
fonte: psbnacamara.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário