segunda-feira, 27 de abril de 2015

Confira como anda o filme documentário ‘Sabotage – O Maestro do Canão’


Quando o cineasta Ivan 13P estava trabalhando nas filmagens do documentário “Favela No Ar”, não imaginava o tesouro que estava criando. O filme, que reuniu depoimentos de MC’s brasileiros, teve Sabotage como um dos personagens. A favela do Canão, zona sul de São Paulo, foi o cenário de uma longa entrevista concedida pelo rapper. “Não era um documentário sobre o Sabotage especificamente, então a ideia era aproveitar apenas algumas partes do depoimento dele”, lembra Ivan.

Quando Sabotage morreu, no dia 24 de janeiro de 2003, não demorou muito para Ivan pensar no que se tornaria o documentário “Sabotage – O Maestro do Canão”, lançado neste ano. “Eu sabia que tinha algo enorme em mãos. Naquele dia de filmagem, o Sabotage falou muito sobre a vida dele. Eu não podia guardar aquele registro só pra mim”, lembra o documentarista.

Exatos 12 anos depois, o filme teve estreia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo – o local, com capacidade para 800 pessoas, ficou pequeno para os 4 mil que aguardavam na fila, na esperança de assistir ao documentário. “Quando comecei a trabalhar nesse projeto, jamais imaginei que o Sabotage seria a referência que é hoje”, admite Ivan.

Após exibições em grandes salas de cinema localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador, o longa-metragem entra agora numa nova etapa: “Estamos planejando novas sessões, mas dessa vez queremos promovê-las nas regiões da periferia”, afirma o cineasta. A primeira sessão fora dos grandes centros foi realizada no último sábado (11), na favela do Canão, exatamente o mesmo lugar onde Sabotage condeceu a entrevista exibida no filme. Para essa missão, o diretor conta com o apoio da Cine B, que tem como especialidade promover sessões de cinema fora dos ambientes convencionais.

Outra meta de Ivan e sua produtora, a 13 Produções, é levar o documentário para o exterior. Algumas de suas produções anteriores já foram exibidas na Espanha, Suécia e Dinamarca. “Já cumprimos a etapa de legendar o filme e vamos inscrevê-lo em festivais internacionais de cinema. O mundo inteiro precisa saber quem foi o Sabotage”, diz.

“Sabotage – O Maestro do Canão” tem previsão de lançamento em formato digital no iTunes para junho deste ano. Em DVD, deverá ser lançado somente no final do ano, com um box de colecionador que terá CD, livro, camiseta e revista em quadrinhos.

Clique aqui e confira a Camiseta exclusiva com o Sabota disponível na Bloom Shop

Fonte: Rap Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário