domingo, 23 de agosto de 2009

Sean Kingston: ouça o disco, cante o karaokê, faça o clipe



Sean Kingston e Bun B.

LOS ANGELES - A maioria dos videoclipes já não consegue impactar o público como costumava acontecer no passado. Mas o que dizer de vídeos que fazem do espectador a estrela, permitindo que os fãs cantem com seu ídolo – que parece pular da tela para sua sala de estar?

O encarte que acompanha o mais recente lançamento do cantor de reggae Sean Kingston, Tomorrow (que deve ser lançado oficialmente no dia 22 de setembro), inclui uma imagem especial que, quando filmada por uma webcam, pode ser usada para iniciar cenas de “realidade aumentada” num karaokê virtual em cartaz no site oficial do artista. Os fãs poderão usar as câmeras de seus computadores para gravar a si mesmos cantando a música Fire burning, ao lado de uma versão em desenho animado de Kingston (batizada de Lil Sean). O boneco surge sobreposto diante de cenários pré-gravados, de modo que parece saltar da tela, como se fosse em 3D; fãs mais ambiciosos podem até repetir os passos de sua coreografia.

Depois que o vídeo estiver pronto, o público pode publicá-lo em qualquer site de rede social (como o Orkut ou o Facebook), ou no próprio www.seankingston.com, onde outros fãs podem votar em seus favoritos.

Marketing um-a-um

– Vai ser demais – diz Kingston, 19 anos, cuja música mistura reggae com hip hop, R&B, rock, pop, electro e outros gêneros. – Ninguém fez isso antes. É diferente. Acho que vamos arrebentar.

O objetivo é fazer com que os vídeos virais, criados e publicados pelos próprios fãs, façam o trabalho de divulgação do disco, diz o vice-presidente de marketing da Epic Records (gravadora de Kingston), Lee Stimmel.

– Tudo se resume ao marketing feito pessoa por pessoa, algo que as gravadoras não sabem mais como fazer – conta Stimmel. – Se conseguirmos que um garoto de 10 anos se envolva com Sean a ponto de fazer um vídeo e mostrá-lo a seus amigos, automaticamente já conseguiremos outros quatro ou cinco garotos da mesma faixa de idade. Este é o tipo de ressonância que fará o mundo do entretenimento seguir adiante.

A ideia das três dimensões também vai se estender ao resto do esquema de promoção do álbum. Tomorrow vai chegar às lojas com um pôster 3D e um par de óculos especiais para criar a ilusão tridimensional. O personagem Lil Sean, que estará na capa do CD, apareceu na cerimônia de entrega do Teen Choice Awards e vai estrelar seu próprio videoclipe.

– Sentimos a necessidade de dar ao consumidor uma razão para comprar o disco, algo que fosse além da música pura e simplesmente – diz Stimmel. – Vamos envolver os garotos numa experiência mais completa, em vez de apenas contar com os hits certeiros que Sean está oferecendo.

O programa para a criação dos vídeos, desenvolvido pela companhia de design e tecnologia Boffswana, da Austrália, deve estar funcionando no site de Kingston até o final deste mês. A imagem necessária para fazer com o que o programa funcione poderá ser baixada do próprio site do cantor e também será incluída no encarte virtual (em PDF) que os fãs receberão de bônus ao comprar as músicas de Tomorrow através da loja de downloads musicais iTunes. (Reuters)

Fonte: JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário