quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alessandro Buzo lançou o Romance “PROFISSÃO MC” na FNAC


“Profissão MC”, livro homônimo ao filme de Alessandro Buzo chega hoje a mão dos leitores e, mais do que um lançamento de um escritor periférico, é um passo em direção a consagração da literatura marginal no ramo dos romances.

Simples sem ser óbvio, o livro de pouco mais de 120 páginas conta as histórias de Das Antiga, Dan e Preto. Numa trama impossível de ser largada, a obra reúne as histórias de anônimos e famosos do hip-hop no extremo leste da capital paulista.

Os três garotos citados acima tem vidas bastante parecidas e tem o destino cruzado numa das vielas de um bairro pobre da capital paulista. Por meio do hip-hop, os jovens sonham com dias e condições melhores, mas são tentados pela pobreza e o cotidiano violento das periferiras brasileiras.

Na verdade, as histórias são apenas mais histórias de gente comum. Tão comum que poderia ser a minha, a sua ou do seu vizinho, mas, que ganham vida diante da narração instigante de Alessandro Buzo.

Este é o décimo livro do escritor e agitador cultural e o segundo romance. Inspirado no filme de mesmo nome, dirigido por ele mesmo e estrelado pelo músico Criolo – que na época ainda era doido – no papel principal, a leitura evoca o sentimento de nostalgia. De épocas em que as coisas eram mais simples e o tempo passava mais devagar.

Brincadeiras infantis e o clima da quebrada são descritos com uma riqueza de detalhes que só é possível a quem vivenciou aquilo e a trama se descortina de maneira a narrar a escolha entre os caminhos, que acontece diariamente a todos os jovens das periferias brasileiras.

Em um ritmo talvez diferente do restante do mundo, o Itaim Paulista vira palco de uma história de gente comum, no entanto, ao ser narrada nas páginas do romance, entretém, pois poderia ter acontecido com seu vizinho, amigo ou companheiro.

Mais uma vez, recorro ao clichê de dizer que quem ganha com isso são as ruas, mas é inevitável não fazer esta comparação quando, um homem que era empregado se tornou patrão de si mesmo ao abandonar um emprego com carteira assinada, com filho pequeno e mulher em casa, para escrever o primeiro livro contando o cotidiano do trem da CTPM que fazia a linha do Itaim Paulista e assim, há quase 11 anos, nascia um dos nomes mais importantes da literatura periférica contemporânea: Alessandro Buzo.

O livro traz o prefácio do músico Daniel Ganjaman, que em seu recado, resume o que Alessandro Buzo pretende desde que se tornou escritor. “Quando uma pessoa lhe oferecer o caminho mais curto, FIQUE ATENTO”, parafraseando Criolo.

E o restante só dá para conhecer por si mesmo. A porta para isso pode ser o romance: Profissão MC.

Serviço
Livro: Profissão MC
Romance.
Autor: Alessandro Buzo
* Baseado no filme Profissão MC
Editora: nVersos
Prefácio: DanielGanjaMan. Contra capa: CRIOLO
122 páginas

Texto: Jéssica Balbino

Nenhum comentário:

Postar um comentário