terça-feira, 27 de abril de 2010

Acusado de matar rapper Sabotage irá a julgamento




Sirlei Menezes da Silva teria sido o autor dos quatro tiros que mataram a vítima no dia 24 de janeiro de 2003.

Será julgado, na próxima quarta-feira, o acusado de matar o cantor de rap Mauro Mateus dos Santos, conhecido como Sabotage. O crime aconteceu no dia 24 de janeiro de 2003, no bairro da Saúde, na zona sul da cidade de São Paulo.

Sirlei Menezes da Silva teria sido o autor dos quatro tiros que mataram o rapper. Sabotage, um ex-interno da Febem e ex-"soldado" de traficantes, cresceu na Favela do Canão, na Avenida Jornalista Roberto Marinho.

Em 1995, foi duas vezes indiciado, uma por porte de arma, outra por tráfico de drogas. Havia trocado o crime pelo rap e se tornado um dos mais influentes músicos de sua geração. Com o lançamento de seu primeiro disco, Rap É Compromisso (selo Cosa Nostra), Sabotage alcançou o respeito e o sucesso como rapper, o que o levou ao cinema. Participou, como ator, do premiado O Invasor, de Beto Brant, além de ter feito a trilha sonora do filme. Sabotage morreu com 29 anos.

Ex-interno da Febem e ex traficante, Sabotage cresceu na Favela do Canão. Em 1995, foi indiciado duas vezes: uma por porte de arma e outra por tráfico de drogas. Depois de trocar o crime pelo Rap, tornou-se um dos mais respeitados e influentes músicos do gênero no país.

Fonte: Pioneiro

Biografia

Antes de ser cantor, era traficante na Zona Sul de São Paulo. Realizou sua primeira composição em 1985.[2]

No final dos anos 80, ainda adolescente, participou de um concurso de rap no salão Zimbabwe, em São Paulo. Estavam presentes Mano Brown e Ice Blue, dos Racionais MC's, que ficaram entusiasmados com sua apresentação. Foi o impulso para iniciar sua carreira.[2]

Suas músicas, além de violência policial, drogas e miséria, falam também da Zona Sul e favela do Canão onde nasceu e morava. Além de ser muito talentoso como cantor, atuou em três filmes: O Invasor, Carandiru e um documentário sobre sua vida, que leva seu nome.

Fez várias participações como na música "Dorobo" do BNegão; "Nem Tudo está Perdido" do Posse Mente Zulu, com Rappin' Hood; "Black Steel In the Hour of Chaos" com a banda Sepultura; com Helião, Sandrão, Negra Li, Negroutil, KL Jay em Piri-Pac; com Jacksom, Trilha Sonora do Gueto e Z'África Brasil em "Giria Criminal"; e com Charlie Brown Jr. em "Cantando Pro Santo", entre outras.

Morte

Era manhã do dia 24 de janeiro de 2003, no bairro do Brooklin, Zona Sul de São Paulo, quando Sabotage, levou sua mulher, Maria Dalva da Rocha Viana, ao ponto de ônibus.

Na despedida, Sabotage disse à esposa que iria para o Fórum Social Mundial de 2003, em Porto Alegre. Após entrar no carro, segundo testemunhas, fora abordado por um meliante, o qual disparou quatro vezes. Dois dos tiros atingiram sua coluna vertebral, enquanto outros dois atingiram sua mandíbula e sua cabeça.

O rapper foi encontrado morto, ao lado de seu carro, às 5h50 da manhã. Além das balas disparadas, foi encontrado, ao seu lado, uma máscara preta.[3] Ele chegou a ser reanimado por meia hora no Hospital São Paulo, mas devido ao estado considerado gravíssimo, não resistiu.[4][5]

Um álbum póstumo está para ser lançado em 2010.[6]

Discografia
Álbuns de estúdio

* 2000 - Rap é Compromisso!

Coletâneas

* 2002 - Uma Luz que Nunca Irá se Apagar

Principais canções

* "Respeito é Pra Quem Tem"
* "Um Bom Lugar"
* "Rap é Compromisso!"
* "No Brooklin"
* "Mun-Rá"
* "Cabeça de Nêgo"
* "Na Zona Sul"
* "Cocaína"
* "País da Fome"
* "País da Fome, Pt. II"

Parcerias

* "TI, TI, TI" e "DJ Cia" (com RZO)
* "A Banca (Ratatá é Bicho Solto)" (com Charlie Brown Jr.)
* "Black Steel in the Hour of Chaos" (cover de Public Enemy) (com Sepultura)
* "Cantando Pro Santo" (com Charlie Brown Jr.)
* "Dorobo" (com BNegão)
* "Enxame" (com SP Funk)
* "Marginal Alado" (com Charlie Brown Jr.)
* "Me Empresta o Microfone" (com Attack Versus)
* "Nem Tudo Está Perdido" (com Rappin' Hood)
* "O Livro" (com Ronnald Rap)
* "Segue Sua Rota" (com Quadrilátero)

Sabotage - Um Bom Lugar


Sabotage AO VIVO na Tv


Entrevista exclusiva com Sabotage


Sabotagem - Respeito É Pra Quem Tem




DOWNLOAD DO CD: SABOTAGE – UMA LUZ QUE NUNCA IRÁ SE APAGAR

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. AAE SABOTAA FOI E SERÀ UM IDOLO PRA NOOIS DA PERIFERIAA, UM VERDADEIRO GUERREIRO VENCEEU E SAIU DO CRIME E VIROU UM DOS MEUS MAIORES IDOLOOS. MAURO QUE VC ESTEJA A DIREITA DE DEUS E QUE JUSTIÇA SEJA FEITAA IRMÃÃO ... DEUS TARDA MAIS NAAUN FALHA ... UM SALVE A TODOS QUE CURTIU O SOM DO SABOTA SALVE SONA SUL E PRO PIXADORES

    ResponderExcluir