terça-feira, 20 de abril de 2010

Luto: Morre, aos 43 anos, de câncer, o rapper Guru do Gang Starr



O MC de Nova Iorque faleceu ontem (19 de Abril), aos 43 anos, vítima de cancro.
A página da Mtv no Reino Unido confirmou, há momentos, o falecimento do rapper norte-americano Guru (ontem, Segunda-Feira, 19 de Abril). Keith Edward Elam - seu nome de nascença - foi um dos pioneiros do hip-hop na costa este dos E.U.A., fazendo duo com DJ Premier num dos grupos incontornáveis deste género musical na década de 90: os Gang Starr.

Keith Elam nasceu em Boston, a 17 de Julho de 1966: tinha 43 anos. Conhecido pelas fortes raízes musicais que criou entre Jazz e Blues, o rapper viajou para Nova Iorque no final da década de 80, para pouco mais tarde formar os Gang Starr. Deles, permanece o legado de discos como Daily Operation (1992) ou Moment Of Truth (1998). Mais tarde, ficou conhecido pelo seu projecto a solo de fusão mais profunda entre o jazz e o hip-hop, JazzMatazz (em quatro volumes) - de resto um antigo sonho de Guru.


Sofreu, no passado dia 2 do mês de Março, uma paragem cardíaca que lhe causou prolongado coma. Conjugada com o estado metastásico do cancro de que padecia, pouco mais de um mês depois, Guru não resistiu.

Segundo Solar, produtor que acompanhava Guru em projectos musicais recentes, "Guru sofreu de uma doença nefasta por mais de um ano, e depois de numerosos tratamentos sob supervisão médica terem falhado, o lendário MC sucumbiu à mesma. Guru sempre tentou manter o seu diagnóstico privado (...)".

Confira abaixo uma carta de despedida supostamente escrita por Guru

Quando os sites internacionais noticiaram a morte do rapper Guru, uma carta foi publicada em anexo a notícia. Segundo o Solar a carta teria sido escrita pelo rapper Guru em seu leito de morte.
Varias personalidades dentro do HipHop incluindo: Scarface, Quest Love e DJ Michael Watts se manifestaram suspeitando de farsa e que a carta não teria sido escrita pelo Guru.
Confira a carta traduzida na integra pelo site Centra HipHop.
“”Eu, Guru, estou escrevendo essa carta aos meus fãs e amigos ao redor do mundo. Eu tive uma longa batalha com o câncer e sucumbi a doença. Eu sofri com essa doença por quase um ano. Já esgotamos todas as possibilidades médicas.
Eu possuo uma ONG chamada Each One Counts (Cada Um Conta), dedicada a levar adiante meu trabalho em caridade em prol de crianças dessassestidas e abusadas por todo o mundo e também para educar e pesquisar a respeito dessa terrível doença que tirou minha vida. Eu escrevo isso com lágrimas em meu rosto, não de tristeza, mas de alegria por tudo de maravilhoso que vivi nessa vida e quantas grandes pessoas eu tive prazer de encontrar.
Meu leal melhor amigo, parceiro e irmão, Solar, vem estado do meu lado o tempo todo, me mantendo com o que me resta de forças. Ele esteve do meu lado em muitos hospitais, nas operações, visitas médicas e em casa cuidou de mim, quando eu já não podia mais cuidar de mim mesmo. Solar e sua família são a minha família e eu os amo profundamente e eu espero que minha família, fãs e amigos respeitem isso, não obstante quaisquer outro sentimento. O meu desejo é o que conta. Que seja dito, eu sobrevivi pelo amor da minha vida, meu filho, KC, que eu acredito, terá sua vida acompanhada de perto por Solar e sua família. Quaisquer prêmio ou tributo deverá ser aceito, organizado e aprovado em nome do meu filho por Solar, até que ele tenha idade pra decidir a respeito. Eu não desejo que meu ex-DJ (DJ Premier) faça nada vinculado ao meu nome, como eventos, tributos e etc, incluindo a utilização de meu nome em qualquer circunstância, por qualquer motivo e dei instruções aos meus advogados para fazer valer isso. Eu não tive nada a ver com ele, em vida, durante 7 anos e não quero nada em morte. Solar tem minha história de vida e está informado sobre a minha situação familiar, bem como a real razão de minha separação de meu ex-DJ…..”

Clique aqui e confira a carta na íntegra

Videos

Gang Starr - Full Clip


Gang Starr - Moment Of Truth (Rest In Peace Guru 1966-2010)


Guru - Hood Dreamin ft. Solar


Guru (Jazzmatazz) - Lifesaver


Fonte: Not. Per. e Central Hip Hop

Nenhum comentário:

Postar um comentário