segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Rei do Reggae Bob Marley estaria completando 67 anos


Nesta segunda-feira uma das grandes mentes criativas da música, o ilustre instrumentista e compositor Bob Marley completaria 67 anos de idade.

Nascido no dia 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, interior da Jamaica, Bob Marley começou a se interessar por música aos 14 anos de idade e, em 1963, já tinha um grupo de ska e reggae junto a seus amigos, com o nome de "The Teenagers", que depois se tornaria "The Wailers".




A banda Bob Marley & The Wailers alcançou o reconhecimento mundial em 1974 com a canção "No Woman No Cry" e manteve o sucesso com faixas como "Trench Town", "Is This Love?", "Three Little Birds", "Get Up Stand Up" e "I Shot The Sheriff". Com 13 álbuns de estúdio e cinco discos ao vivo, alguns dos trabalhos mais bem avaliados pela crítica são "Natty Dread" de 1974 e "Exodus" de 1977.

Sendo um membro do movimento Rastafari (que influenciou muito o reggae), Bob Marley ajudou a espalhá-lo por todo o mundo. As letras de seu grupo também trouxeram aos olhos da mídia os problemas sociais e políticos do seu país.

O legado deixado pelo músico de Trenchtown é imensurável, pois suas mensagens continuam relevantes e se espalhando por todo o mundo até os dias de hoje, quase 31 anos após sua morte (no dia 11 de maio de 1981).

Fonte: Vagalume

Abaixo alguns videos de Bob Marley:







Nenhum comentário:

Postar um comentário