segunda-feira, 13 de junho de 2011

#RapnoG1: Flora Matos, Emicida, Conecrew e outros Mc´s jogam "tempero pop" no rap nacional


RIO - "A nova geração do hip hop não está presa a um tema específico e está disposta a desenvolver qualquer ideia construtiva, independentemente da realidade do artista", diz MC Cert, do grupo ConeCrew Diretoria. O estourado coletivo carioca representa bem esta safra de rappers. Trata-se de uma galera que não fala só de segregação social e violência. Artistas tipo Rincon Sapiência, Flora Matos e Emicida trazem no discurso temas como noitadas, amizade, amores e roupas novas. Tudo embalado por uma grande mistura de ritmos. Agora muito mais pop, o hip hop brasileiro está saindo dos guetos, crescendo, aparecendo.

- Temos fãs de várias classes sociais e idades diferentes, fazemos shows em festivais de rock , bailes funk e boates - conta o MC Batoré, também do ConeCrew, que se apresenta quinta-feira no Hip Hop Contest, na Fosfobox e, dia 25 deste mês, no Scala Rio, para a edição número 10 da festa Xarpi, responsável por revelar boa parte da nova cena no Rio.

VÍDEO:Assista ao clipe de "La pa Lapa", do Conecrew

VÍDEO:Assista ao clipe de "Triunfo", do Emicida

O rap no país sempre foi mais conhecido pelas letras sérias e mal-humoradas de Racionais MCs, MV Bill, Rapin Hood e outros. Esses caras são idolatrados pelos jovens representantes do nosso hip hop, mas os novos poetas chegam com arsenal diversificado, tanto na parte de conteúdo quanto na estética, que agora incorpora muito mais influências de soul, pop, dub e rock. Hoje, o paulista Rincon Sapienza faz mais shows em boate de playboy do que na periferia.

- O rap se voltou para o entretenimento. O lado negativo é que a periferia está mais distante da gente. E não podemos nos esquecer de que essa é nossa origem - diz ele.

VÍDEO: Assista ao clipe de "Pretin", de Flora Matos.

VÍDEO: Assista ao clipe de "Elegância", de Rincon Sapiência.


Abaixo, a gente fala um pouco sobre algumas das revelações recentes do hip hop nacional. Mas há muitos outros nomes despontando por aí, como Rael da Rima, Slim Rimografia e Ogi. Sem falar no Criolo, que, depois 20 anos de carreira no rap, acabou de estourar com o disco "Nó na orelha", recém-lançado. Sem brincadeira, vale a pena ouvir TODOS!

CONECREW DIRETORIA - O coletivo conta mais de 770 mil visualizações do clipe de "Lá pa Lapa" no YouTube. Em 2009, ficou em terceiro lugar no Bandas Megazine, concurso produzido pela revista e que reuniu mais de mil bandas do Brasil todo. Considerados o novo Planet Hemp, tamanha a disposição dos caras para falar de maconha, eles se diferenciam por não politizar demais o tema. As letras do ConeCrew também abordam bebedeiras, viagens e outras fanfarronices. Assuntos como corrupção policial estão lá, de leve.

O rapper Emicida. Foto de Marcos Alves

EMICIDA - É o maior personagem desta nova era do rap. O paulista de 25 anos tem mais de 73 mil seguidores no Twitter e é presença certa no festival Rock In Rio, em setembro. O cantor é um contestador do hip hop que só fala de miséria. A periferia é sua essência e está em seus versos, mas em meio a temas como família e amadurecimento. Suas bases misturam rock, pop, dub e outros ritmos.


FLORA MATOS - É a mina mais proeminente neste universo de manos. A brasiliense de 22 anos vai se destacando no álbum de figurinhas do rap nacional. Indicada a Aposta MTV no Prêmio VMB do ano passado, a cantora já teve uma música sua, "Pai de família", badalada na rádio BBC de Londres. Ex-residente de boates classudas de São Paulo, como Glória, Vegas e Mood, Flora Matos faz rimas velozes deitadas sobre batidas dançantes e belas melodias. Suas letras reúnem passagens românticas como "Tomando coragem pra beijar sua boca" e "Fica do meu lado até o sol chegar". Fofo.


RINCON SAPIÊNCIA - O cantor de 25 anos foi contratado pelo selo Midas Music, do empresário Rick Bonadio, produtor de bandas como NX Zero e Fresno. Sua voz pode até ser ouvida na faixa "Tarde pra desistir", do último álbum do NX. O rapper ficou conhecido em 2010, com a música "Elegância", que fala sobre vaidade e roupas estilosas. Seu primeiro disco deve ser lançado este ano.

A rapper Karol Conká.


KAROL CONKÁ - "Quero enriquecer minha identidade/ Pra fortalecer minha capacidade" são versos de "Não há impossibilidades", faixa da curitibana que gosta de mandar mensagens positivas, cantando sobre a vontade de transpor desafios e abater as "forças negativas". Aos 24 anos, Karol está para lançar seu primeiro disco este ano. Promete!

Clique aqui e leia mais sobre esse assunto

Fonte: G1

Um comentário: