quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Notorious B.I.G – Nenhum Sonho é Grande Demais



Notorious B.I.G foi um dos nomes mais importantes do rap na famosa “Costa Leste”, em Nova York, juntamente com seu parceiro e maior incentivador Puffy Daddy. Biggie Smalls (outro apelido de B.I.G) traficava no Brooklin e já aos 17 anos, quando não estava preso, mostrava o domínio da rima entre seus companheiros. Na “Costa Oeste” estavam Dr. Dre e Tupac, fazendo muito sucesso naquele novo cenário do rap que emergia com força, esquecendo as roupas coloridas de alguns anos atrás (muitas coisas boas naquela época, com exceção do Mini Vanilli, aquele lixo nuclear), e mergulhando no submundo e na realidade crua dos indivíduos em questão.

O filme de George Tillman Jr. realmente surpreende. Acompanhado por diversos amigos, ou melhor, escudeiros que dividirão o palco com Big Poppa (outro apelido), realmente ficaria difícil de a realidade não saltar a tela. A produção pode parecer limpa demais em alguns momentos, mas podemos entender o espírito soul e funk presente, que permite essa certa discrepância, puxando tudo para as cores e tons do ritmo, elementos esses que o rapper manteve em suas músicas, meio a contragosto, como mostra o filme, mas foi um bom conselho de seus produtores, pois foi aí que ele disparou para o sucesso. Muito sucesso mesmo.

A mão do diretor se mostra um tanto limitada, mantendo um estilo neutro, talvez para viabilizar de forma mais coesa a informação para aqueles que não conhecem nada da história, o que é normal. Mas é no roteiro de Reggie Rock Bythewood e Cheo Hodari Coker que a obra ganha força. Passando pela infância e juventude do cantor – e só, pois afinal Christopher George Latore Wallace (nome verdadeiro) morreu aos 24 anos de idade -, toda sua personalidade foi composta de forma impecável, mostrando sua iniciação no crime, sua amizades, até o momento em que ele decide sair da rua e apostar na carreira, indo a eventos em faculdades pelo país.

Uma das críticas mais certeiras do filme foi o papel da mídia em volta dos atritos que viriam a surgir entre Tupac e B.I.G, sendo ela, a própria mídia, uma das principais influências na morte dos dois rappers. Rodeada por muita confusão, a história dos dois amigos, que trocavam improvisos constantemente em festas, é realmente triste, levando em conta o talento e expressão deles.

O time de atores é muito competente. Oo universo real está muito bem inserido no filme e seus atores são a maior prova disso. Jamal Woolard, que interpreta Christopher ‘Biggie’ Wallace, é praticamente um clone do cantor. O papel certamente seria difícil para atores comuns, mas logo se percebe que Jamal entende perfeitamente B.I.G. A mesma linha é seguida com a maioria dos coadjuvantes, como o excelente Marc John Jefferies, outro clone do pequenino amigo Lil Cease. Derek Luke, que fez o fraco “Milagre em Sta. Anna” de Spike Lee, está muito bem como Sean ‘Puffy’ Combs. O ator Anthony Mackie, que tem bons filmes no currículo como “Código das Ruas” também de Spike Lee e o excelente “Guerra ao Terror” da diretora Kathryn Bigelow , dá vida a Tupac Shakur, a lenda da “Costa Oeste”. Ele é bem sucedido ao tentar reproduzir toda a loucura e paranóia que havia no personagem.

Já no time das mulheres temos a lindíssima e muito talentosa Naturi Naughton, interpretando a cantora Lil Kim. Kim foi amante e parceira de B.I.G por muitos anos, sendo que o cantor se tornou seu produtor musical, mas nunca foi mais que isso. Muita raiva surge quando aparece a também cantora Faith Evans, com quem B.I.G se casa. Evans é interpretada pela também excelente Antonique Smith, ótima cantora. E fechando temos a experiente Angela Bassett como a mãe de B.I.G, Voletta Wallace, trazendo assim mais moral para o filme.

Outro elemento positivo foi o realismo dedicado às apresentações do cantor. Nos extras podemos conferir a anatomia das apresentações de Frank White (outro apelido de B.I.G). A riqueza de detalhes é muito grande, mesmo com quase 20 caras avulsos em cima do palco. Todos os atores que cantam no filme desempenham muito bem a função, e isso dá ainda mais vibração para os shows, que eram feitos praticamente sem cortes. Essa preocupação de semelhança buscada pelo diretor só fortalece o intuito de contar as coisas como elas realmente aconteceram. O único problema é que não há tradução nos extras, mas para aqueles que têm facilidade, o inglês do diretor George Tillman Jr. é possível de ser acompanhado e vale a pena conferir.

B.I.G foi um cara excepcional. Teve uma vida conturbada e superou as adversidades impondo respeito com seu talento. Morreu jovem em Los Angeles, viagem que fez para promover seu novo disco e tentar por um fim na guerra imposta entre leste e oeste. Mas o suposto “acerto de contas” foi executado e duas das maiores vozes do rap se calaram. Seu disco que estava pronto saiu como “Life After Death” e vendeu milhões de cópias. É considerado um dos melhores discos do gênero. Esta é uma história que merece ser contada e lembrada.

Clique aqui e saiba mais

Clique aqui e faça o DOWNLOAD

Fonte: Hip Hop Not.

Nenhum comentário:

Postar um comentário