quarta-feira, 11 de março de 2009

Discos revigoram hip hop independente


MC de diversos grupos, Kamau faz sua estreia solo e lança álbum com a nova formação do extinto coletivo Quinto Andar

BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois discos de hip hop chegam às lojas com uma variedade de ritmos e letras pouco característica do rap independente nacional, conhecido por suas batidas duras e rimas denunciatórias. Formado por integrantes do extinto coletivo carioca Quinto Andar, o Subsolo fez piada com o antigo nome do grupo e lança "Ordem de Despejo", enquanto um dos seus oito membros, Kamau, faz sua estreia solo com "Non Ducor Duco" (não sou conduzido, conduzo, frase do brasão da cidade de São Paulo.)

Kamau se destacou no meio por suas rimas em grupos paulistas como Consequência, Simples e Instituto. Já o Quinto Andar chamou atenção em 2004, ao revelar nomes como De Leve, Shaw e Lumbriga, com o ótimo "Piratão" (que trazia uma série de paródias), mas terminou pouco depois, por causa de divergências internas.

Em "Ordem do Despejo", o Subsolo troca o humor de sua antiga formação por letras mais reflexivas e busca fora do rap material para suas músicas. "Rio Babilônia" tomou emprestado as batidas do funk e "Trilhas" usou um acorde de piano como base. "As pessoas não conhecem a variedade do rap", diz Shaw, produtor do Subsolo. "Tem muita gente que pensa que rap é música de protesto, mas rap, em primeiro lugar, é música, e foi isso o que tentei ressaltar", afirma Kamau, que contou com Thalma de Freitas, Daniel Ganjaman (Instituto), Parteum e KL Jay (Racionais MCs) entre os convidados de "Non Ducor Duco".

O MC frisa que esse é um disco de experiências pessoais, ainda que haja espaço ali para as críticas, tão características do rap nacional. Sem gravadora, ambos pagaram do próprio bolso seus discos. "A gente não tem lucro. Pagamos os discos que a gente prensou e prensamos de novo", conta Shaw. "Se eu soubesse como é osso ser independente", canta Kamau, que leva ele mesmo seu disco às lojas, em uma das faixas do álbum.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário