segunda-feira, 29 de junho de 2009

Multimídia: 457 FM, rádio na web mostra o som do sul do país


Nego Léo é radialista e um dos comandantes da webradio 457 FM, um projeto novo que foi desenvolvido em outubro de 2008. Com Tio Scooby, Torví e Nego Ví, estudantes de jornalismo que se inspiraram na rádio Boomshot, decidiram fazer uma emissora que ficasse 24 horas no ar. "A gente queria fazer um programa de rádio com rap, mas que ficasse sempre tocando som, não só um podcast, saca? Então pesquisamos alguns streamings e achamos um bom e de graça", comenta Nego Léo.

A 457 Fm também tem programação ao vivo - "Temos um programa chamado ´Saca Só´, mas ele não tem horário, na verdade, são inserções. Podem ser duas ou até 3 vezes no dia", afirma o radialista.

Cena de Porto Alegre

Questionado sobre o que rola no cenário rap do RS, Nego Léo aponta a dificuldade e a falta de recursos como os principais problemas: "Vejo a cena com bastante grupos, vários com trabalhos nas ruas, EPs e albuns. No final de semana que passou (20 e 21 de junho), rolou uma premiação regional de Hip-Hop, mas sempre naquela do ´faça você mesmo´, não vira um dinheiro, é tudo na idéia de manter a parada viva e divulgar os trampos".

Intercâmbio

O radialista fala da necessidade do intercâmbio entre os artistas de várias regiões do país. Para Nego Léo, o tratamento ainda é desigual. "A empresária Fabiana Menini até tráz uns caras daí de cima, mas os caras daqui não sobem muito, nessa premiação que rolou, veio gente de Santa Catarina e Paraná."

Mais tocados

B.I.G, de Porto Alegre, Emicida, Kamau, Slim, Costa a Costa, Da Guedes, A TR.O.PA e Solo Daman são os mais tocados na 457 FM, que também divulga grande parte do material que recebe. Sobre a audiência, Léo conclui, "a rádio não atrai muita audiência, acredito que devido ao streaming ser gratuito e ter muitas propagandas no site, mas o blog é bem acessado, temos aproximadamente 300 acessos diários. No blog, a gente posta entrevistas, Cds, vídeos, matérias que agente faz para o outro projeto, que é 457 TV ".

Beatmakers

Além de jornalistas, os membros da webradio são envolvidos com o Rap, Tio Scooby é MC e DJ, Nego Léo, Torví e Nego Ví são beatmakers. A 457 FM é mais um canal para os artistas independentes. Os assessores, DJs e MCs precisam tratar, com o devido respeito, iniciativas como essa. O ouvinte e amante do Rap brasileiro é quem ganha.

Um Salve pra todos que fazem a Radio 457FM acontecer, conheço os caras e to ligado que estão sempre na correria, acessem e ouçam um Rap do Bom.

www.radio457fm.blogspot.com
www.radio457fm.cjb.net
www.457fm.com.br/blog (em construção)

fonte: Bocada Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário