segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A polêmica envolvendo MV Bill, matéria do Per Raps


O Blog Per Raps fez uma resenha muito boa sobre o polemico caso envolvendo Mv Bill e supostas irregularidades.

Manual Veja de redação: a livre associação de ideias – por Eduardo Ribas, com colaboração de Daniel Cunha

“Deus é amor.
O amor é cego.
Stevie Wonder é cego.
Logo, Stevie Wonder é Deus (?)”

O texto O hip hop da Petrobras, de Diogo Mainardi, colunista da Revista Veja, publicado em 18 de julho de 2009, é um símbolo das escolhas que um “formador de opinião” e um editor possuem em mãos. Nesse caso, o autor do texto poderia optar por “n” possibilidades de abordagem, mas acabou escolhendo o caminho mais polêmico. Explico.

O rapper MV Bill, em parceria com Celso Athayde (da ONG Central Única das Favelas – Cufa), escreveu e lançou o livro “Falcão: mulheres e o tráfico”, no ano de 2007, cujos direitos autorais pertencem a uma empresa chamada R.A. Brandão Produções Artísticas. Essa última informação é creditada a Diogo Mainardi em seu texto.

Essa empresa está na lista de contratadas para serviços terceirizados para a Petrobras e, de acordo com a apuração de Mainardi, “ganhou mais de 4,5 milhões de reais (..) em 53 contratos” e participou dos mais diversos serviços, “de cartilha sobre o meio ambiente até bufê em obras de terraplanagem; de dicionário de personalidades da história do Brasil até ‘design ecológico em produtos sociais’ ”.

O “faro” jornalístico de Diogo Mainardi fez com que ele aprofundasse sua “investigação”, com o objetivo de associar MV Bill a uma possível falcatrua da R.A. Brandão Produções Artísticas, realizada, supostamente, sem o conhecimento da Petrobras. Em meio a essa tentativa de silogismo (associação direta), Mainardi acaba se mostrando um conhecedor do trabalho de Bill, citando trechos de rimas e se utilizando incansavelmente do termo “mano”. A investigação em forma de texto segue com relatos de supostas tentativas de contato telefônico com o responsável pela editora que publicou o livro, além de Celso Athayde e do próprio Bill.

Clique aqui o confira a reportagem completa do Blog Per Raps

Fonte: Per Raps

Nenhum comentário:

Postar um comentário