segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Grupos de hip hop criam roupas mesclando rap, moda e cultura!


A geração de bonés de aba reta, calças largas e tênis estilizados não quer mais depender dos padrões do hip hop norte-americano. Com pesquisas fundamentadas nas preferências dos jovens do Brasil, vários artistas do movimento de periferia começam a criar coleções inspiradas na cultura brasileira. Além da crítica social, já identificada no conteúdo de letras dos grupos de rap e nos grafites cada vez mais presentes na cena urbana, a moçada agora quer se vestir com personalidade, com roupas e adereços assinados por eles próprios. A ideia é inverter a lógica do mercado e criar alternativas, inclusive de economia solidária e de proteção do meio ambiente. Tudo com muito estilo.

Estudante de moda de Vitória, no Espírito Santo, MC Pandora da Luz já é identificada como a estilista do hip hop. Recentemente, ela veio a Belo Horizonte mostrar sua coleção autoral na mostra Canta e dança BH, realizada no Parque Municipal. Durante o desfile, as peças criadas pela capixaba receberam intervenção ao vivo do grafiteiro Sagaz. Saias, calças e camisetas foram customizadas diante do público. Aos poucos, as peças começam a dar forma à coleção Re-Fazenda, que a artista desenvolve como projeto de pesquisa de encerramento do curso de graduação.

De origem modesta, Pandora conta que tem afinidade com a cultura popular e tradicional mineira. Por isso, dedica seus estudos a essas possibilidades de interação. Seu trabalho é conceituado no reaproveitamento das peças, associado ao crochê e a bordados, com pinceladas artísticas do grafite. “Todas essas vertentes têm forte relação entre si. É possível recriar formas, tamanhos e propostas para dar origem a roupas estilizadas”, diz ela.

Fonte: Rapevolusom

Nenhum comentário:

Postar um comentário