segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lucro Líquido: As milionárias parcerias entre Rappers e marcas de bebidas


Apesar de vender bebidas alcoólicas não ser parte do mundo das drogas tão abordado pelos rappers, o negócio do álcool é uma indústria multibilionária e alguns rappers descobriram como pegar uma fatia desse enorme bolo.
Sean “Diddy” Combs, por exemplo, apóia e desenvolve a Vodka Ciroc.
Então, quando Puffy explodiu em ódio quando viu pessoas consumindo a rival Grey Goose e não Ciroc na afterparty do BET Hip-Hop Awards em Atlanta , podemos entender como ele leva essa parceria à serio.
Mas Diddy não é o único. E o Rapevolusom montou uma lista dos Rappers que juntaram suas imagens com empresas de bebidas. Confira!


Jay-Z & Ace of Spades
Comecemos por ele, Jigga e a Ace são velhos parceiros, Jigga possui uma franquia de clubes com tematica esportiva, o 40/40 Club, onde mantinha como bebida de referencia o Champangne Cristal, mas desde que o executivo da marca, Frederic Rouzaud fez comentários racistas dizendo que não faria questão de rappers citando sua marca por eles trazem a atenção de um público que não era bem vindo, Hov trocou todo o estoque pra Ace. Citou a mudança em músicas, popularizou a marca, quebrou recordes e fez muita grana.

Ludacris & Conjure Cognac

Resultado de uma parceria com a marca norueguesa Birkedal Hartmann, Luda lançou no mercado sua própria marca de conhaque, chamada Conjure. E não ficou somente como garoto propaganda, durante o processo de seleção, ele voou pessoalmente à França pra participar do processo de escolha do sabor da bebida. A garrafa possui silhuetas de mulheres nuas em seus rótulos, e custam em torno de 35 dólares. E de acordo com Luda, o objetivo é fazer com que os consumidores vejam sua bebida como um artigo de coleção.


Snoop Dogg & Landy Cognac

Nem só de baseados vive Snoop, ele também curte um bom conhaque, e a parceria com a Landy Cognac é prova disso. Snoop fez uma parceria de marketing com a empresa, aparecendo em eventos, promoções e after-parties.
“A parceria entre LANDY e Snoop Dogg cria a plataforma perfeita para lançar produtos de luxo acessível do LANDY,” assim disse o vice-presidente da marca Stephen Lewin.


Pharrel & Qram Liquor

Bebidas suaves para mulheres, soa um pouco estranho né? Não pra Pharrel Willians, em parceria com a Diageo, o produtor lançou uma vodka cremosa nos sabores: morango com baunilha ou pêssego. De acordo com o próprio Pharrel, ele se atentou ao fato das mulheres não terem uma bebida direcionada as mesmas, e queria criar algo que pudesse ser apreciado por todos, mas que as mulheres soubessem que foi feito especialmente pra elas. Com uma porcentagem de álcool similar a do vinho, a bebida é menos calórica e 95% livre de lactose.


Lil Kim & Three Olives Vodka

A polêmica rapper Lil Kim também descola uma graninha com uma marca de bebidas, a Queen Bee é o rosto da campanha promocional da ‘Three Olives Vodka Purple’. Kim foi a primeira celebridade a estampar um campanha da marca. Segundo os executivos ela foi a escolhida, por identificar o que a marca representa: Audácia, diversão e confiança.

Pit Bull & Voli Light Vodka

A Voli Light foi primeira marca a fazer uma vodka de baixa caloria, e escolheu o rapper Pit Bull, que também é um dos acionistas majoritários, como porta-voz de sua campanha publicitária.
“Nenhum outro artista poderia contribuir com mais energia, talento e criatividade em tudo o que ele faz. Pitbull e a marca Voli estão explodindo, agora é o momento perfeito para unir forças” – disse o presidente da Voli, Adam Voli Kamenstein.


Lil Jon & Little Jonathan Winery

Já detentor da bebida energética Crunk Juice, o barulhento Lil Jon também se arriscou no mercado dos vinhos. A bebida era produzida apenas para atender festas privadas feitas pelo pro Lil Jon, e com os elogios ele decidiu expandir o negócio. E mesmo com pouco tempo no mercado ele já recebeu a medalha de prata por prestigio no Los Angeles International Wine & Spirits. Como não podia fugir a regra, as garrafas do vinho são bem estilosas, apesar do preço acessível, de 14 dólares.


Big Boi & Crown Royal Black

A empresa canadense Crown Royal nomeou o rapper do Outkast, Big Boi como porta voz e garoto propaganda da marca, para o lançamento de uma edição limitada do uísque Crown Royal Black. Com direito a festa de lançamento em um clube privado de Nova York e uma pesada propaganda na web. A garrafa da bebida vem em uma caixa estilizada, com uma mini-bag bordada e autografada pelo rapper.


Diddy & Ciroc Vodka

Diddy levou sua parceria com a Ciroc a outros níveis. Diddy não é apenas garoto propaganda, porta voz, ou outra coisa, ele é acionista, e abocanha boa parte dos lucros da marca. Tudo por causa de um acordo com a Diageo que é a empresa que detém a marca Ciroc feito 2007, época em que as vendas vinham em declínio e decidiu dividir com Diddy qualquer lucro após a parceria; Não tinham nada a perder, era aquilo ou a ameaça de ser esquecida no mercado. E Diddy conseguiu, hoje é difícil ouvir um rap sem ouvir a palavra ‘Ciroc’, ou ‘Ciroc Boys’, sem contar os vídeos de rappers bebendo Ciroc, ou ainda a Logo ‘Ciroc Entertainment’ no inicio dos clipes

Propz pro site Rapevolusom pela excelente matéria

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