quarta-feira, 27 de maio de 2009

MC'S para Paz fazem show em penitenciária feminina de Porto Alegre


Na última sexta-feira (22/05), as mulheres da Penitenciária Feminina Madre Pelletier foram homenageadas. A manhã começou com orações, e prosseguiu com música, a dos MC´s para Paz. Pela primeira vez no país um grupo de detentos, alojados na Casa Albergado Padre Pio Buck, vão à outra prisão disseminando a cultura Hip Hop, voltados à inclusão social e, principalmente como multiplicadores da cidadania para paz.

O projeto orientado pelas psicólogas, Fernanda Bassani e Maristela Mostardeiro está em tratativa para estabelecer um núcleo feminino, depois de criar em 2007, no interior da maior penitenciária do Estado, a Estadual do Jacuí, os MC´s para Paz e estendê-lo ao Pio Buck, onde detentos como Acássio e Fabiano, saídos da PEJ, continuam seu trabalho no semi-aberto.

A corregedora-geral da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mônica Pires, abriu oficialmente o evento, destacou sobre as dificuldades enfrentadas pela mulher no cárcere e salientou que o dia das mães é comemorado diariamente. Fabiano, integrante dos MC´s para Paz, pediu publicamente desculpas à mãe, em forma de canção:

- Mãe eu vou falar/ Pra que possa entender/ Nossa história é triste/ Mas vamos vencer/Vou lutar por aquilo/ Que tu me ensinou/ Vou honrar minha família/ E ter fé no Senhor.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades e o grupo de MC´s para Paz, núcleo Pio Buck, pioneiros na ação.

Estiveram presentes também, a coordenadora do Programa Estruturante Nossa Cidade, Rejane Richter, a coordenadora da mulher, do Gabinete da Governadora, Maria Helena Gonzalez, as coordenadoras dos MC´s para Paz, Maristela Mostardeiro e Fernanda Bassani, a gestora do Projeto Recomeçar, Maria Lúcia Médici, o presidente dos Parceiros Voluntários, Humberto Ruga, e a diretora da Casa Prisional, Mara Minotto.

À tarde prosseguiu com o show do humorista Ayala, a apresentação da Banda do IPA, da Banda Paralaxe, Celebration e The Trevellers, e foi encerrada com o espetáculo de Jairo Melo, "Meu Amigo Elvis".

Texto e fotos: Imprensa Susepe

2 comentários:

  1. olha só
    parabéns pelo projeto
    tive a oportunidade de assistir a um show deles na minha universidade é foi maravilhoso os garotos são muito gente boa o projeto vai render, ou melhor, já rendeu bons frutos eles tem muito talento mesmo parabéns as psicólogas coordenadoras do projeto
    assim é q se constrói cidadania

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela iniciativa esses garotos tem mto talento

    ResponderExcluir