quarta-feira, 14 de março de 2012

Festival #Back2Black em Londres terá Gil, Criolo, Emicida, Marcelo D2 e + representando a música Brasileira


O festival Back2Black. anunciou em coletiva nesta manhã, em São Paulo, os artistas que se apresentam na versão do evento em Londres, de 29 de junho a 1º de julho, no Old Billingsgate. O período corresponde a realização das Olimpíadas.

Entre os brasileiros estão Gilberto Gil, Criolo, Marcelo D2, Luiz Melodia, Emicida, Tono, Flavio Renegado, o projeto de Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Toumani Diabaté e o grupo Filhos de Ghandi.

Das atrações internacionais, destacam-se a dupla malinesa Amadou e Marian, o cantor nigeriano Femi Kuti, o rapper britânico Roots Manuva e a cantora africana Fatoumata Diawara.

O encontro teve a participação de Gilberto Gil, "embaixador" do encontro na capital inglesa, da cenógrafa Bia Lessa, que vai cuidar do visual da festa, da idealizadora do festival no Brasil, Connie Lopes, e do curador de conferências, o escritor angolano José Eduardo Agualusa.


Sobre a maciça presença de rappers, Gilberto Gil disse que o hip-hop se universalizou, lembrando que o movimento está "forte" também na África e no Oriente Médio. Ele comparou a popularidade do rap nacional ao funk carioca nos eventos internacionais.

"Meu papel foi o de intercâmbio com a produção na Inlgaterra, mais do que uma curadoria. Sugeri os Filhos de Ghandi, por exemplo", afirmou Gil.

A ideia do festival, disse Agualusa, é dar continuidade ao conceito do Back2Black, que é apresentar a produção africana contemporânea, ao lado de consagrados artistas negros de outros continentes e da moderna cena brasileira.

As conferências, segundo Agualusa, tratarão de temas como democratização e África e a relação entre brasileiros e africanos. Entre os confirmados, estão o cantor senegalês Youssou Ndour, que concorreu à eleição presidencial em seu país no mês passado.

O local escolhido, Old Billingsgate, um antigo mercado, deve ganhar cenografia inspirada no espaço onde o Back2Black ocorre no Rio, a Estação Leopoldina, com quatro palcos, incluindo um tablado no subterrâneo, por onde passarão 30 atrações. Bia Lessa pretende envolver todo o local, criando uma comunicação com sua área externa.

O festival carioca ocorre em agosto, e segundo Connie Lopes, uma das atrações será a cantora Fatoumata Diawara, mais conhecida como Fatou. Criolo também está escalado. O line-up ainda não foi divulgado .

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário