segunda-feira, 5 de março de 2012

Seleção Brasileira de Rúgbi vai passar a se chamar Tupis


A seleção brasileira de rúgbi já tem apelido: Tupis.

O índio foi escolhido após votação que durou pouco mais de uma semana no site da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby).

Com 47,16% dos 9.302 votos, os Tupis venceram Sucuris (34,76%) e Araras (18,08%).

As seleções masculina (os Tupis) e feminina (as Tupis) do Brasil passarão a ser chamadas pelo apelido, uma tradição mundial do rúgbi.

O nome escolhido deve ser apresentado já no Campeonato Sul-Americano de Sevens (modalidade olímpica), que acontece em 10 e 11 de março, no Rio de Janeiro. E o símbolo deve ser usado na camisa da seleção no Sul-Americano de 15 (jogadores), em maio.

Assim como já acontece com as principais seleções do mundo, o Brasil buscou referências do país para ser identificada.

"A escolha do símbolo dará um caráter mais doméstico e afetuoso à seleção brasileira, que poderá ser chamada e conhecida por seu novo apelido. Isso fortalecerá a relação do torcedor com a seleção", explicou Carlos Eduardo Davoli, do departamento de marketing da CBRu.

A Nova Zelândia, campeã do mundo, por exemplo, é mais conhecida por seu apelido (All Blacks) do que pelo nome do país nas competições --além de consolidar o apelido como uma marca mundial (o símbolo é uma folha de Silver Fern, espécie de samambaia típica do país).

Os argentinos são os Pumas, os franceses, Galos, a seleção dos EUA, Águias. Os australianos são conhecidos como Wallabies (uma espécie de canguru), os sul-africanos, como Springboks (um antílope) e a Inglaterra, terra do rúgbi, é a Rosa.

O brasão oficial da CBRu não vai ser alterado nos uniformes. A vitória-régia já chegou a ser utilizada como símbolo do Brasil há alguns anos, sem sucesso.

"Essa escolha ajuda em muitos sentidos, tanto do lado emocional como também nos traz mais uma opção para trabalharmos a identidade da marca, com licenciamentos, confecção etc.", afirmou Davoli, que ainda diz que os patrocinadores da seleção não foram consultados em relação à escolha do símbolo.

O rúgbi no formato com sete jogadores em campo volta a ser modalidade olímpica nos Jogos do Rio-2016. No Pan de Guadalajara, o Brasil ficou em sétimo. O Canadá foi campeão.

Fonte: Folha Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário