quarta-feira, 21 de março de 2012

#TanTanTan: Ayrton Senna faria 52 anos nesta quarta-feira


Se estivesse vivo, Ayrton Senna da Silva estaria completando 52 anos de idade nesta quarta-feira e não é preciso falar muito deste brasileiro que encantou o mundo quando, no dia em 21 de abril de 1985, em Estoril, casa do então GP de Portugal, conquistou sua primeira de 41 vitórias na Fórmula 1.

Em 162 corridas, Senna conseguiu 80 pódios, 65 poles e 19 voltas mais rápidas. Grande parte desses recordes aconteceu no período em que ele esteve na McLaren, entre 1988 e 1993, quando também conquistou seus três títulos na F-1 – 1988, 1990 e 1991.

Foi também em boa parte desse período que a F-1 viu a maior rivalidade da categoria: Senna contra Alain Prost, o Professor. Os dois disputaram o título praticamente entre si durante o tempo em que foram companheiros e se envolveram em muitas polêmicas dentro e fora da pista – o documentário Senna mostra isso muito bem.

Em 1994, Senna foi correr pela Williams e começou a temporada muito mal. Pole nas duas primeiras provas da temporada, o brasileiro não completou nenhuma prova e via a Benetton de Michael Schumacher remando para conquistar o título. Mas ele não chegou a ver isso, pois, no dia 1º de maio de 1994, bateu forte na antiga curva Tamburello, durante o GP de San Marino, em Ímola, e acabou não resistindo.

Desde então, a FIA implementou altas medidas de seguranças para os carros e pilotos, e não houve outra morte na Fórmula 1.

Fonte: Amigos da Velocidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário