segunda-feira, 9 de abril de 2012

#Rockstar - A Cidade de São Paulo é recriada no Jogo Max Paine 3


O site de tecnologia Tech Tudo, fez um apanhado bem interessante sobre o jogo “Max Payne 3“, um dos fortes candidatos a jogo do ano, que se passa em São Paulo.

A metrópole é representada pela Rockstar, produtora do game, de forma detalhada e cuidadosa. O título, que chega às lojas em maio, traz detalhes como copos americanos nos bares e botecos, as cabines telefônicas em formato de orelhão e a paixão pelo futebol caracterizam facilmente a sensação de brasilidade.

Placas da lei estadual antifumo em espaços fechados estão por toda parte no game, dividindo espaço com a pichação de tipos tão característicos de Sampa e anúncios do jornal Sentinela de S. Paulo, uma mescla virtual entre O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.

Até o momento, um clube de futebol da São Paulo virtual já é conhecido: Galatians Futebol Clube, que possui seu estádio no bairro de Butantã. “Galatians” é o inglês para o livro bíblico de Gálatas e poderia ser entendido como o equivalente à “Corinthians”, cujo nome também é baseado no livro bíblico da Carta de Paulo aos Coríntios.

A escolha do rapper Emicida para a trilha sonora de Max Payne 3 dá o ritmo correto desse embate entre ricos e cidadãos marginalizados. Na década de 1980, a cultura Hip-Hop começou com grande força nas regiões como Anhangabaú, São Bento e Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, e se expandiu rapidamente pelo resto do país com nomes como Thaíde & DJ Hum e Racionais MCs.

O rap encontrou na metrópole o cenário perfeito e inspirador, mesclando temas de desigualdade social, abandono do Poder Público e a violência social característica dos subúrbios paulistanos.

Atualmente o rap migrou para outros pontos da cidade, como a região da Vila Mariana, onde ocorre aos sábados a Batalha do Santa Cruz, nas imediações do metrô Santa Cruz e é organizado pelos MCs Flow e Marcello Gugu.

O próprio Emicida frequentou a rinha por anos. Algumas das características mais marcantes do rap paulista é ser melancólico, rancoroso e injustiçado. Exatamente os sentimentos que Max Payne carrega durante toda a série.

CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA COMPLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário