segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rapper Marroquino é preso por video clipe postado no YouTube


Um rapper marroquino vai ficar preso por três anos por conta de um vídeo publicado no YouTube. Mouad Belghouat, apelidado de El Haqd e The Indignant, é famoso por criticar bastante o governo de seu país em suas músicas. Ele ganhou notoriedade em fevereiro, quando suas canções viraram hit no site. No entanto, a estratégia acabou o levando para a cadeia.

Ele foi detido duas vezes, em setembro de 2011 e março de 2012, mas agora está aguardando julgamento por um novo caso, ainda mais grave, e por um vídeo que sequer foi ele quem enviou para o site. O trabalho em questão é a música Dogs of State, na qual ele, como de costume, “desce a lenha” nos políticos do Marrocos.

Um fã do cantor teria enviado um vídeo para o YouTube com a música em cima de uma montagem de fotos. Posteriormente, as imagens foram removidas do YouTube, mas isso não impediu o processo. De acordo com a agência de notícias Reuters, Belghouat é acusado de fazer canções difamando autoridades e enviá-las à web, dois crimes contra o serviço público.

Grupos de direitos humanos do Marrocos pressionaram as autoridades, porém a postura dos políticos continua. O problema é que Belghouat está virando praticamente um mártir. Afinal, ele mobilizou fãs com suas letras, diversas camisas, pôsteres e produtos promocionais do rapper foram lançados, além de páginas no Twitter e no Facebook.

Assista a um vídeo de uma campanha a favor do rapaz no YouTube:



Fonte: Radar Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário